No segmento de imóveis de luxo, a localização é um fator primordial. No caso de São Paulo, estar em bairros como Itaim Bibi, Vila Nova Conceição ou Pinheiros é garantia de bons preços. Mas, mesmo nesses bairros, há um fator que puxa ainda mais os preços para cima: estar próximo de alguns pontos de interesse específicos.
Levantamento da boutique imobiliária Mbras mostra que os cinco locais que mais valorizam os imóveis na capital paulista são o Shopping Cidade Jardim, o Clube Pinheiros, o Parque do Povo, a Praça Pereira Coutinho (Vila Nova Conceição) e o Clube Paulistano (veja no mapa abaixo). Enquanto o preço médio do metro quadrado (m²) de imóveis de luxo na cidade é de R$ 28,6 mil, o preço nessas regiões pode chegar a valores entre R$ 70 mil e R$ 100 mil.
Para o fundador da Mbras, Lucas Melo, essas regiões se tornaram polos de valorização imobiliária nos últimos anos. A explicação está na segurança oferecida pelos condomínios, na vista que os prédios oferecem, na oferta de serviços e na proximidade com o eixo comercial da Faria Lima e do Itaim Bibi.
“O morador dessas regiões vai ter um estilo de vida bacana, porque está próximo do colégio ou da faculdade do filho e próximo do trabalho. Com isso, ele pega menos trânsito”, diz o executivo. Segundo Melo, uma característica marcante dos imóveis no entorno desses pontos de valorização da cidade é o tamanho. Enquanto o volume de apartamentos compactos cresce em ritmo acelerado no resto de São Paulo, essas áreas têm apartamentos com 500 m² ou mais.
Em muitos casos, as famílias que se mudam para esses imóveis saíram de casas de alto padrão com mais de 1 mil m². Por isso, o espaço é uma demanda e o custo não é um problema. Outras vezes, os imóveis nem pertencem a moradores da cidade, mas a empresários, como os do agronegócio, que precisam de uma base para toda a família com localização estratégica na capital paulista.
Atuante no bairro de Pinheiros, a Stan Desenvolvimento Imobiliário tem criado projetos próximos ao Clube Pinheiros e também ao Clube Paulistano. Um dos principais empreendimentos da empresa, que figura entre os mais caros da cidade, o Pierino, com design do arquiteto Marcio Kogan e Studio MK27, fica a menos de 1 km de distância do Clube Paulistano, trajeto que pode ser percorrido a pé em pouco mais de 10 minutos.
Segundo a diretora de marketing da Stan, Sandra Germanos, o preço médio do m² dos apartamentos do edifício é de R$ 50 mil, e os imóveis têm mais de 400 m². Para garantir a vista para a área estritamente residencial dos Jardins, a empresa fez a compra do potencial construtivo de terrenos próximos, garantindo assim que empreendimentos futuros não obstruam o horizonte.
“Esse projeto foi muito bem pensado. Compramos o espaço aéreo da região para não subir nada. Então, ele tem toda a vista da região, e está a quatro quadras do Clube Paulistano”, afirma.
Outro projeto da empresa é o Praça Henrique Monteiro, localizado a 2,5 km do Clube Pinheiros. Quase pronto, hoje os apartamentos do edifício já valem quase 100% mais do que há três anos, quando começaram as vendas. As plantas vão de estúdios a apartamentos de 232 m². Segundo Sandra, outro ponto que valoriza o projeto é o Clube Hebraica.
Para Renato Barbara, sócio-fundador da Barbara Construtora, que já fez 19 empreendimentos imobiliários na Vila Nova Conceição, a região da Praça Pereira Coutinho oferece uma sensação de tranquilidade aos moradores, o que ajuda a desenvolver um senso de comunidade. Além disso, diz, a área oferece uma boa vista aos edifícios e é próxima a polos empresariais, tornando-a desejada por diferentes públicos.
“A Vila Nova Conceição é um bairro para todos. Não é um bairro só para elite. É um bairro que todo mundo quer morar. Nas beiradas do bairro há muitos estúdios sendo lançados. Neles, moram pessoas que treinam corrida no Parque do Ibirapuera e também muitos personal trainers, pessoas que não têm carro e andam ou a pé, ou de bicicleta.”
“O Complexo Cidade Jardim, que hoje é reconhecido como uma nova centralidade e o principal eixo de alta renda na cidade de São Paulo, é o resultado de uma visão ousada e de longo prazo. Cada um dos oito empreendimentos interconectados em nosso master plan foi cuidadosamente planejado para oferecer não apenas sofisticação, mas também um lifestyle integrado com a natureza e a paisagem local”, afirma Martins.
FONTE: ESTADÃO